Terminal graneleiro pode ser viabilizado por coreanos
abril 09, 2009Engana-se quem pensa que o projeto do terminal graneleiro de Porto do Mangue está engavetado.
O secretário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, esteve nesta quarta-feira (8) conversando sobre o assunto com o grupo coreano P&P Korea, especializado em soluções portuárias e marítimas e construtor da maior parte dos principais estaleiros daquele país.
A empresa vai estudar o caso do terminal graneleiro de Porto do Mangue e dar uma sugestão técnica e ambientalmente correta para a construção e operação do porto.
A proposta do especialista da empresa coreana é a construção de uma ponte oceânica pela qual caminhões ou vagões acessariam o atracadouro principal que estaria localizado sobre o talude onde o canal de calado profundo se encontra. O uso de ramal ferroviário ou mesmo rodoviário é apontado como a melhor forma de escoamento dos granéis, combinado com um sistema de dutos agregado à ponte, para escoamento dos produtos derivados de petróleo.
Com essa nova alternativa, fica descartada a instalação de uma correia transportadora. A experiência mostra que para distâncias longas (no caso do RN, seriam pelo menos 13-15 km mar adentro), este tipo de equipamento mostra grande potencial de avarias, especialmente em ambiente de alta salinidade.
A empresa da Coréia se comprometeu em enviar um projeto conceitual para o Terminal Graneleiro Oceânico do RN.
0 Comentários
Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.