Canal do Piató começa a receber água do rio Açu

abril 13, 2019


Com o aumento da lâmina de sangria do açude Mendubim, em Assú, e com a elevação do nível no rio Açu, o canal do Piató começou a receber água que alimentará a lagoa do Piató, maior reservatório natural do estado, com capacidade de 96 milhões de metros cúbicos de água.

A obra de desassoreamento do canal do Piató foi concluída em abril do ano passado, no governo Robinson Faria, com recursos próprios de R$ 2,5 milhões.

Confira vídeos que circulam nas redes sociais:




......................................................................................

Parceiro anunciante

16 Comentários

  1. Que alegria para todos os assuenses!
    Agradeço a Deus em primeiro lugar, e a todos os agentes públicos que ouviram o clamor da população em especial ao ex prefeito e secretário de meio ambiente e recursos hídricos Ivan Júnior e ao ex governador Robinson Faria. Que tiveram a coragem e a ousadia de fazer uma obra tão importante e ao mesmo tempo uma aposta num futuro bom período chuvoso.
    Um registro especial ao Grupo Lagoa Viva que tive o privilégio de ser um fundador ao lado de tantos outros assuenses em especial na pessoa de Aldo e do saudoso Edmilson da Silva.
    Um forte abraço a todos os assuenses em especial aos moradores do anel do Piató.
    Que Deus derrame mais chuvas na bacia hidrográfica do Rio Piancó Piranhas Açu
    Reci de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe,e que tudo possa melhorar com muita prosperidade... Já que aquela lagoa é uma confirmação do amor Divino 🙌 ao povo que mantém sua fé firme e forte!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Samuel,
    Como Deus é maravihoso, imagino o quanto não estão felizes os moradores do entorno da lagoa, em verem finalmente a água passar pelo canal, e quem sabe encher novamente aquela lagoa, que é fonte de vida para muitas familias.

    ResponderExcluir
  4. Nesses três vídeos duas coisas me chamaram a atenção. A primeira é que crianças estão se banhando e claramente se observa o quão raso é esta passagem de água, que alguns teimam em chamar de canal. A segunda é que não mostram a água chegando na Lagoa do Piató, apenas vozes sem rosto fazendo uma breve narração.

    Um outro ponto que merece ser destacado foi uma ação desse grupo Lagoa viva. Em uma matéria aqui mesmo no RSJ(não sei precisar a data exata) que falava sobre plantio de mudas ao longo do canal do Piató com apoio de um grupo de escoteiros e outras pessoas mais. Até um café e lanche foi oferecido aos participantes. Pois bem, diante dessa matéria fiz algumas perguntas corriqueiras, simples de responder, porém até hoje não houve respostas. E que perguntas eram essas? Uma era pra saber que tipo de mudas foram plantadas e a outra qual a extensão desse plantio.

    "Coragem e ousadia" para este humilde morador da terra dos poetas que lhes escreve são os atos colocados em prática pela Governadora Fátima Bezerra de pagar dentro do mês todos os servidores, sejam eles da ativa, aposentados e/ou pensionistas. Isto sim é uma postura digna e respeitosa com o dinheiro público.

    Desde Rosalba, quando governadora, até meados de dezembro de 2016 do governo de Robson Farias não houve nenhum prefeito do Assu reivindicando/cobrando declaradamente a quem quisesse ouvir sobre esses atrasos de salários dos servidores estaduais.

    Umas das atitudes mais bela e leal desde o início da campanha para governo do Estado foram aqueles que apoiavam Fátima aqui em Assu. Foram do início ao fim da campanha trabalhando e apoiando Fátima Bezerra.

    Esdras Pessoa

    ResponderExcluir
  5. Esse tal de Esdras é uma piada. Caro leitor, redija algo que se aproveite,tantas falácias e tantas besteiras, deixe a Lagoa tomar água oi então brigue com Deus pq está entrando pouca água.

    Antonio Samuel de Souza -Porto Piató.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "brigue com Deus"? Jamais. E se estar entrando pouca água deve ter algo de errado na execução de tal obra.


      Esdras Pessoa
      P.S. Sou péssimo contador de piadas.

      Excluir
  6. Berg Moreno13/4/19 23:28

    Esse canal existe hoje, pôr causa do ex secretário Ivan Jr, porque se fosse depender desse deputado caldo de cuscuz ainda estava fechado.

    ResponderExcluir
  7. Rsrsrs, coitado, a única coisa que consegue perceber é aquilo que a mascara colocada sobre seu olhos lhe permite, a bridia é seu guia. Sua percepção só encherga o bem, e o mal, mas, não consegue ter empatia por seus semelhantes, refiro-me as pessoas que moram nas comunidades que margeiam a lagoa, infelizmente, uma mente tão pequena, reflexo de uma pessoa solitaria e amarga.
    Antonio

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! De fato a obra foi feita pelo ex secretário Ivan Júnior. Sendo que com 2,5 milhões daria pra fazer calhas parecidas como as da transposição do rio s
    São Francisco. Ao mais Deus seja louvado pelas suas grandezas nos abençoando com chuvas!

    ResponderExcluir
  9. Berg Moreno14/4/19 19:30

    Calha de alvenaria não daria certo, foi estudado essa possibilidade, mas viram que nao daria certo

    ResponderExcluir
  10. Berg Moreno14/4/19 19:33

    Já imaginou esse canal de alvenaria sendo obstruido e tendo q entrar máquinas para desobstruir, quebraria toda concretagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de uma década ja se passaram e o canal da integração no Ceará (feito de alvenaria e outros materiais) não teve obstrução.

      O canal do São Francisco sofre com os atrasos na obra, mas não por obstrução.

      Acho que devem chamar a NASA para estudar essa vala rasa que querem a todo custo chamar de canal do Piató.

      Esdras Pessoa

      Excluir
  11. Os Soares rezavam todos os dias para que esse canal não corresse uma gota d'agua.

    ResponderExcluir
  12. Berg Moreno15/4/19 06:30

    Espere uma cheia grande, senhor Esdras, que você ver se não vai ser obstruído.

    ResponderExcluir
  13. Vejam, por uma questão ambiental, o canal, sim, canal da lagoa do piato não pode ser de alvenaria, como é o canal de transposição do rio São Francisco, ou o do Ceará, como aqui foi falado.
    E porque não pode?
    Não pode por se tratar de ser natural, leito do rio, por isso, todas vezes que foi desobstruido, foi realizdo apenas escavação. A menos que mudem a legislação ambiental, as próximas vezes que tornar a obstruir, em função da cheia do rio Açu, será mais uma vez feito apenas escavação, mesmo que quem faça, ou intermwdie a obra seja o Papa Francisco.
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então nunca fizeram um canal como anunciaram alguns gatos pingados. Fizeram apenas remover areia de um leito de um rio seco.

      Esdras Pessoa

      Excluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.