Emparn confirma início do período chuvoso no semiárido potiguar

fevereiro 11, 2019


O monitoramento de chuvas realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) mostra que no último fim de semana - 8 a 11 - choveu em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nos dez primeiros dias de fevereiro, o acumulado de chuvas mostra que está chovendo bem no interior do estado, situação que já vem favorável desde o mês de janeiro.

Neste mês de fevereiro, até hoje, 11, há registro de um município na categoria muito chuvoso, sete na de chuvoso e 29 com volume acumulado na média. Para o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, isso confirma o início do período chuvoso no semiárido potiguar. Esse período começa normalmente na segunda quinzena de fevereiro e segue até o mês de maio, mas este ano as chuvas vieram mais cedo, levando esperança de um bom inverno para o agricultor potiguar, depois de seis anos de seca severa.

Essa situação confirma a previsão climática feita pela Emparn, no mês passado, quando a análise das condições oceânicas/atmosféricas se mostrava favorável à ocorrência de chuva no semiárido nordestino.

No período das 7h de 8/2 às 7h de 11/2 a Emaparn registrou 34 postos de monitoramento com chuvas, dos 177 postos existentes. As chuvas mais intensas foram registradas nos seguintes postos:

Carnaubais (Emater) 24,8
Pendencias (Ana) 15,7
Francisco Dantas (Emater) 10,0
Lajes (Prefeitura) 25,3
Lagoa Nova (Emater/st. Humaita) 13,0
Monte Alegre (Emater) 47,0
Boa Saúde (Emater) 39,2
Rui Barbosa (Emater) 36,8
Bento Fernandes (Riacho dos Paus-part.) 35,0
Santo Antonio (Emater) 18,9
Barcelona (Particular) 18,3
Ielmo Marinho (Prefeitura) 14,2
Taipu (Particular) 37,0
Maxaranguape (Particular) 32,5
Goianinha (Emater) 31,5
Parnamirim (Base Fisica da Emparn) 30,1
Ceará Mirim 28,0
São Gonçalo do Amarante (Base Fisica da Emparn) 26,9
Espirito Santo (Prefeitura) 18,3
Natal 17,2
Canguaretama (Emater/Barra de Cunhaú) 13,6
Extremoz (Emater) 12,4
Montanhas (Prefeitura) 12,2

.................................................................................................................................................................

Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.