Economia do Brasil ‘encolheu’ no 1º trimestre

maio 16, 2018


A economia brasileira encolheu mais que o esperado em março, fechando o primeiro trimestre com contração de 0,13%. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta quarta-feira, recuou 0,74% em março na comparação com fevereiro.

O resultado foi bem pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters com analistas, de queda de 0,10%, e o cenário mostra ainda mais fraqueza após a revisão pelo BC do dado mensal de fevereiro para recuo de 0,10%, após divulgar expansão de 0,09%.

Enquanto a inflação e os juros permanecem baixos, o desemprego ainda elevado contém o consumo e impede melhora econômica mais robusta num ano de eleição presidencial envolta por indefinições. Analistas acreditam que esses cenários vêm afetando a confiança de forma generalizada no país.

Economistas consultados na pesquisa Focus do BC vêm reduzindo a expectativa de crescimento do PIB este ano, agora a 2,51%, sendo que no início do ano estava em torno de 3%. Os dados oficiais do IBGE sobre o desempenho do PIB no trimestre passado serão divulgados no dia 30 de maio.

Parceiro anunciante


0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.