Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu em Roma será neste domingo

outubro 14, 2017

Neste domingo, 15, acontecerá um momento histórico aguardado por milhares de devotos dos mártires de Cunhaú e Uruaçu. O Rio Grande do Norte se tornará o centro da atenção mundial da igreja católica no Vaticano por conta da canonização dos padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, do leigo Mateus Moreira e de mais 27 companheiros leigos.

Pelo horário local, a previsão de início do evento de canonização é para as 5h15.

Parceiro anunciante
Em 16 de julho de 1645, o padre André de Soveral e outros setenta fiéis foram cruelmente mortos por mais de duzentos soldados holandeses e índios potiguares, durante uma missa dominical na capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, região agreste do Rio Grande do Norte.

Quase três meses depois, no dia 3 de outubro, aconteceu outro martírio, na qual oitenta pessoas foram mortas por holandeses, na comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Os massacres foram motivados aos fiéis católicos por causa da intolerância do protestantismo calvinista dos invasores.

Os padres Ambrósio Francisco Ferro e André de Soveral, o leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros foram beatificados na praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000, em celebração presidida pelo então papa João Paulo II, hoje São João Paulo II.

Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. Em 2006, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o decreto, instituindo o feriado.

Com a canonização dos mártires, o estado potiguar poderá se tornar um grande centro de peregrinação religiosa, atraindo fiéis do Brasil e do mundo. Uma campanha de promoção e divulgação do RN como destino religioso deve ser lançada em breve.

O governador Robinson Faria, a primeira-dama Julianne Faria e mais três secretários acompanharão a cerimônia de canonização no Vaticano.

Comitivas de fiéis se organizaram e compraram pacotes em agências de viagens para participar da celebração. Prefeitos e deputados do RN também acompanharão o evento.


A Camerata de Vozes da Fundação José Augusto, que fará uma apresentação durante a cerimônia, viajou em aeronave do Governo Federal, que atendeu a um pedido da arquidiocese de Natal. A permanência do coral em Roma será custeada através de doações e investimento dos componentes.



0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.