Defesa agropecuária e inspeção de produtos foi tema de audiência pública na ALRN

junho 05, 2017

Aconteceu nesta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do RN, audiência pública sobre o serviço de defesa agropecuária e da inspeção de produtos de origem animal no RN. A iniciativa foi da deputada Larissa Rosado (PSB).

As condições de trabalho, o plano de cargos dos servidores e a possibilidade de concurso público do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) foram pontos discutidos.

Para o presidente da União dos Fiscais Agropecuários do Brasil (Unafa), Francisco Saraiva, o Rio Grande do Norte apresenta o menor quadro de servidores da fiscalização agropecuária do país, e é preciso, no mínimo, o dobro do que se tem hoje.


O diretor geral do Idiarn, Camillo Collier Neto, agradeceu a aprovação da lei da Taxa de Defesa e Inspeção Animal e Vegetal, que possibilitou a aquisição de quase trinta veículos, desde 2016. Ele enfatizou ainda os dois anos seguidos de recorde na vacinação da febre aftosa no estado e destacou o pedido de autorização, junto ao TCE/RN, para a realização do concurso público. 

Luiz Barcelos, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex), esclareceu que, sem os serviços do Idiarn pode até haver produção, mas não haverá exportação, por perda de mercado. E, sem mercado, não haverá necessidade de produzir.


Ao final, a deputada Larissa Rosado esclareceu que será feito um encaminhamento junto ao Governo do Estado, com o objetivo de marcar uma audiência com os representantes do Idiar, da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e demais entidades interessadas, para que possam ser fornecidas as respostas sobre as questões debatidas na ALRN.


Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.