Projeto de dessalinização da Semarh é citado em portal internacional

maio 18, 2017

O projeto piloto de um sistema de dessalinização de água do mar, que está sendo esboçado pela secretaria estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), foi citado no portal bilíngue de notícias BN Americas, que analisa desenvolvimento e oportunidades importantes na América Latina.

O serviço de notícias publicou na última terça-feira (16), uma matéria que destaca a intenção do Governo do RN em firmar parcerias com empresas que tenham experiências no ramo de dessalinização para distribuição de água a um custo viável.

A ideia do projeto é instalar um equipamento piloto para acompanhar o seu funcionamento, inicialmente em alguns municípios do Vale do Açu.

O secretário Ivan Júnior explica que assim que o projeto for finalizado será lançado um edital de leilão para contratação do serviço. Ele diz que “a empresa licitada não vai distribuir a água diretamente, nossa ideia é que a Caern compre a água do produtor e proceda com o abastecimento”.

No projeto estão sendo realizados estudos de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para implantação do piloto.  A prefeitura de Macau vem participando das discussões, uma vez que o município é situado numa região salineira, o que facilita a destinação do concentrado salino resultante do projeto.

Em conversa com a repórter do portal, o secretário enfatizou o esforço e a insistência do governador Robinson Faria em discutir a viabilidade da dessalinização de água do mar como mais uma alternativa de obtenção de água potável para consumo humano.

O consultor da Semarh e coordenador do projeto, Franklin de Azevedo Filho, também foi entrevistado e explicou alguns benefícios do processo de dessalinização, entre eles a remoção de metais como ferro e manganês.

A entrevista completa pode ser lida no portal www.bnamericas.com apenas por assinantes.

Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.