Secretário Guilherme Saldanha mostra pontos positivos do setor agropecuário do RN

abril 23, 2017

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, enviou texto em que mostra os pontos positivos do segmento agropecuário do Rio Grande do Norte.

Confira:

Caros Colegas Produtores Rurais, tem circulado no whatsapp um vídeo em que se compara o RN com a PB, infelizmente o vídeo se mostra bastante dirigido no sentido de colocar a PB agora como vanguarda do desenvolvimento, muito longe da realidade.

Sem falar no mérito da PB em ter um Governador que já vem trabalhando há mais de 06 anos, com boas ações, o vídeo não é justo, senão, vamos falar em estradas: entre Brejo do Cruz/PB, uma das cidades polo do Brejo Paraibano, e Patu/RN, é lastimável as condições da estrada no trecho paraibano, diferente do lado do RN.

Mas gostaria mesmo de falar do setor agropecuário, do qual tenho orgulho, direito e dever de defender as ações do Governo Robinson Faria: somos o 3º maior exportador de frutas do Brasil, ganhando da PB com léguas de distância, crescemos mais de 20% neste setor de 2014 para 2016, melhor prova do apoio que o governo tem dado a esta atividade.

Somos também destaque nacional na produção e exportação de peixes, diferente também da PB.

Realizamos um conjunto de feiras agropecuárias, e talvez a maior Feira Agropecuária do NE, a Festa do Boi, e este ano apoiaremos 10 feiras agropecuárias, agora com financiamento do Banco do Governo do Estado (AGN) que tem dado um show de financiamento fácil nas feiras agropecuárias, sendo estas feiras bastante elogiadas por todos os participantes, em especial por colegas paraibanos que estavam expondo ou visitando a Exposição de São Paulo do Potengi neste final de semana, um verdadeiro sucesso de público e animais, com mais de 1520 animais em exposição, onde os criadores paraibanos afirmam que a PB não chega nem perto deste fomento ao setor agropecuário.

Lançaremos agora dia 04/maio o maior plano de desburocratização do setor agropecuária já visto no estado, diferente do que ocorreu ao longo de 25 anos, onde outros governos impuseram várias normas e leis que atravancaram o setor produtivo rural, prejudicando totalmente a atividade, em especial aos micro, pequenos e médios produtores rurais, responsável por 95 % da atividade em nosso setor, este plano, denominado AgroMaisRN, seremos o 1º estado do Nordeste a fazer.

Especialmente no setor agropecuário, quem quiser conhecer a realidade entre a PB e o RN, sugiro procurar o Dr. Manoelito Dantas Vilar e seus filhos, um dos maiores pecuaristas da PB não economiza nas palavras de elogios ao nosso estado, seu povo e seu governo.

Temos muito mais feito e muito mais ainda a fazer pelo nosso estado, mas por fim, não custa lembrar que atravessamos uma crise financeira sem precedentes no País e 05 anos de seca, estes dois fatos não foram gerados por este governo, mas que certamente não tem medido esforço pra realizar as ações que promovam o desenvolvimento do nosso RN e que promovam uma vida melhor para o seu povo.

Guilherme Saldanha – Secretário de Agricultura

Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.