Igrejas devem pagar impostos?

abril 09, 2017

Vem polêmica grande por ai!

O senado, através da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), promoverá ciclo de debates para tratar do fim da isenção tributária de instituições religiosas. A ideia veio de internautas por meio do espaço ‘Ideia Legislativa’ do portal e-Cidadania.

Nos debates serão discutidos a validade da isenção de igrejas do pagamento de impostos. A data de início do ciclo deve ser divulgada em breve.

A sugestão legislativa de fim da imunidade tributária para as entidades religiosas recebeu mais de 20.085 manifestações de apoio. A autora justificou a proposta abordando as ocorrências de escândalos financeiros envolvendo líderes religiosos. Ela lembrou que o Brasil na condição de estado laico deve tributar qualquer organização que permita o enriquecimento de seus líderes e membros.

Ainda não há um consenso sobre o tema. A consulta pública sobre a sugestão, até por volta das 9h30 deste domingo (9), recebeu 226.818 respostas, sendo que dessas 114.846 são favoráveis e 111.972 são contrários ao fim da isenção de impostos para igrejas.

E você, leitor, o que acha? Igrejas devem pagar impostos? Deixe seu comentário.


Parceiro anunciante

7 Comentários

  1. Caio Souza9/4/17 09:41

    Entendo que essa imunidade de impostos deve continuar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/4/17 09:45

    Muitas instituições religiosas se tornaram institutos financeiros. Não faz o menor sentido se falar em imunidade religiosa.

    Vera Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/4/17 09:52

    Sim, claro, e tem que pagar na alíquota máxima! Todas, sem exceção!

    Keyson Araújo

    ResponderExcluir
  4. João Neto9/4/17 10:14

    Sou a favor da tributação em qualquer corrente religiosa.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/4/17 10:31

    Se nós, ao ganharmos algum dinheiro, somos tributados, por que as igrejas ao gastar com bispos, padres e outros mais, não devem pagar impostos?

    José Carlos/Natal

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/4/17 11:10

    Sou religioso e favoravel ao fim da imunidade tributaria. Pastores e padres tem salarios. Eh preciso acabar as mamatas de algumas pessoas que vendem o ceu e querem o paraiso na terra!

    Marcelo Henrique (Parnamirim)

    ResponderExcluir
  7. Vânia Rocha9/4/17 14:47

    As instituições religiosas fazem muito mais pela população do que o governo. Muitas igrejas mantém creches, abrigos, casas de recuperação, entre outras atividades. Para que dar mais dinheiro aos governantes? Para que eles possam roubar mais???

    ResponderExcluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.