9 de abril de 2017

Igrejas devem pagar impostos?

Vem polêmica grande por ai!

O senado, através da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), promoverá ciclo de debates para tratar do fim da isenção tributária de instituições religiosas. A ideia veio de internautas por meio do espaço ‘Ideia Legislativa’ do portal e-Cidadania.

Nos debates serão discutidos a validade da isenção de igrejas do pagamento de impostos. A data de início do ciclo deve ser divulgada em breve.

A sugestão legislativa de fim da imunidade tributária para as entidades religiosas recebeu mais de 20.085 manifestações de apoio. A autora justificou a proposta abordando as ocorrências de escândalos financeiros envolvendo líderes religiosos. Ela lembrou que o Brasil na condição de estado laico deve tributar qualquer organização que permita o enriquecimento de seus líderes e membros.

Ainda não há um consenso sobre o tema. A consulta pública sobre a sugestão, até por volta das 9h30 deste domingo (9), recebeu 226.818 respostas, sendo que dessas 114.846 são favoráveis e 111.972 são contrários ao fim da isenção de impostos para igrejas.

E você, leitor, o que acha? Igrejas devem pagar impostos? Deixe seu comentário.


Parceiro anunciante

7 comentários:

Caio Souza disse...

Entendo que essa imunidade de impostos deve continuar.

Anônimo disse...

Muitas instituições religiosas se tornaram institutos financeiros. Não faz o menor sentido se falar em imunidade religiosa.

Vera Lúcia

Anônimo disse...

Sim, claro, e tem que pagar na alíquota máxima! Todas, sem exceção!

Keyson Araújo

João Neto disse...

Sou a favor da tributação em qualquer corrente religiosa.

Anônimo disse...

Se nós, ao ganharmos algum dinheiro, somos tributados, por que as igrejas ao gastar com bispos, padres e outros mais, não devem pagar impostos?

José Carlos/Natal

Anônimo disse...

Sou religioso e favoravel ao fim da imunidade tributaria. Pastores e padres tem salarios. Eh preciso acabar as mamatas de algumas pessoas que vendem o ceu e querem o paraiso na terra!

Marcelo Henrique (Parnamirim)

Vânia Rocha disse...

As instituições religiosas fazem muito mais pela população do que o governo. Muitas igrejas mantém creches, abrigos, casas de recuperação, entre outras atividades. Para que dar mais dinheiro aos governantes? Para que eles possam roubar mais???