Semarh inicia ações de recuperação do canal do Piató

março 24, 2017

O secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, recebeu hoje (24), vereadores de Assú, representantes da comunidade Porto Piató e do grupo Lagoa Viva para discutir a recuperação do canal do Piató.

Foto: Assessoria de imprensa da Semarh
Auxiliares da assessoria técnica e da infraestrutura da Semarh também participaram da reunião.

No encontro foram debatidas alternativas e soluções, bem como apresentar o planejamento e o cronograma de ações da Semarh para desassoreamento do canal, que leva água do rio Piranhas/Açu até a lagoa do Piató, em Assú.

Ivan Júnior afirmou que a Semarh está realizando um diagnóstico, através de levantamento topográfico, para ter ideia do volume de areia que deve ser retirado dentro do canal, que tem uma extensão aproximada de 9 km. Ele disse que “estamos trabalhando com agilidade para finalizar esse estudo. O governador Robinson Faria pediu atenção redobrada nessa recuperação e nos solicitou celeridade na condução do processo, em virtude da importância do canal para a região. Nossa expectativa é finalizar a recuperação o mais rápido possível”.
Foto: Assessoria de imprensa da Semarh

A equipe técnica da Semarh explicou que, como a lagoa do Piató está muito acima do nível do Piranhas-Açu, a desobstrução do canal não garantirá sozinha que a água do rio entre lá. Outros fatores são determinantes para entrada de água na lagoa, como a sangria do açude Mendubim e o aumento dos índices de precipitação no rio e na própria lagoa.

O governador Robinson Faria solicitou ainda que a Semarh faça um planejamento para elaborar um projeto de recuperação ambiental da lagoa do Piató.

O reservatório é fonte de renda para centena de pescadores das comunidades Porto Piató, Olho D’água Piató, Areia Branca Piató, Bela Vista Piató e Banguê e incrementa a economia da região. Ela é considerada o maior reservatório natural do Rio Grande do Norte.



Parceiro anunciante

3 Comentários

  1. José Antônio24/3/17 16:17

    Essa reunião era para ter acontecido antes das chuvas junto com a acoes.. e n se preocupem se essa obra sair vai ser apenas no próximo ano. Já que vai acontecer eleições.

    ResponderExcluir
  2. Essa obra sai e é já. Gestor do quilate de Ivan Jr são raros. Não é só filho da terra dos poetas nas principalmente mora em Assu. Prefeito por duas vezes pela vontade popular, tem competência e compromisso com o Vale do Assu.

    Esdras Pessoa
    esdraspc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Antônio25/3/17 07:03

      Saí.. os alunos de medicina já estão fazendo o 2 semestre em Assu

      Excluir

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.