Pescador e ‘sábio na natureza’ Chico Lucas é tema de livro que será lançado quinta-feira

dezembro 06, 2016

O velho paradigma de que a sabedoria popular não dialoga com o conhecimento acadêmico cai totalmente por terra quando o assunto é a relação entre o pescador Francisco Lucas da Silva, 79 anos, - morador da Lagoa do Piató, em Assú - e pesquisadores do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom) da UFRN. 

Chico Lucas, como é conhecido popularmente, é mais uma vez foco de uma obra publicada pelo Grecom. Dessa vez, organizada por Conceição de Almeida e Thiago Emannuel de Araújo Severo. Não é a primeira vez que Chico Lucas tem o seu saber registrado em livro. O primeiro foi ‘A Natureza me disse’.

O livro é uma reunião de artigos, textos, fotos e impressões de dez pesquisadores que tomaram como objeto de estudo a vida, o fazer e o pensamento de Chico Lucas.

O lançamento do livro, ‘Francisco Lucas da Silva – Um Sábio na Natureza’ (Editora do IFRN) será na quinta-feira, 8 de dezembro, na Cooperativa Cultural Universitária – no Centro de Convivência do Campus da UFRN.

O trio de violões Continuum, formado por músicos de Campina Grande (PB), vem para Natal tocar especialmente no evento.

Os versos de Chico Lucas, "Não frequentei banco escolar/ Por não ter tido oportunidade/ Mas com a ajuda dos amigos/ Cheguei à Universidade" (O Sábio e a escola), estão no livro, que reúne entrevistas concedidas por ele a biólogos, filósofos, historiadores, sociólogos, enfermeiros, antropólogos e educadores ligados ao Grecom.


Parceiro anunciante





0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.