Polícia Federal deflagrou ‘Operação Pequeno Rio’ para apurar atos de corrupção e lavagem de dinheiro em município do RN

julho 15, 2016

No início da manhã desta sexta-feira (15), a Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Pequeno Rio’, destinada a apurar atos de corrupção e lavagem de dinheiro atribuídos a um ex-secretário de Parnamirim. O batismo da operação, traduzido da expressão ‘Paranãmirim’, em tupi-guarani, é alusivo ao significado do nome da cidade onde ocorreram os fatos.

Foto: Comunicação Social da PF/RN
A ação também é para reunir provas de corrupção ativa, relacionadas a contratos diversos celebrados entre empresas e aquele município.

A PF mobilizou 65 policiais e está cumprindo treze mandados judiciais de busca e apreensão em Natal e São Paulo (SP).

A investigação teve início com a notícia de que o então secretário apresentava um patrimônio expressivo e incompatível com os seus rendimentos.

Como a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público daquela cidade já tinha procedimento investigativo sobre o caso, a Polícia Federal obteve o compartilhamento de dados com o Ministério Público do RN. Além disso, reuniu indícios de corrupção passiva do investigado, supostamente praticada no interesse de uma empresa contratada pelo município de Parnamirim, a partir de repasses de recursos federais.

A apuração preliminar veio confirmar as suspeitas, tendo ainda sido constatado que parte dos bens do ex-secretário estaria em nome de terceiros. Com a instauração do inquérito policial, ao longo da investigação, surgiram evidências de que o investigado, com certa regularidade, também recebia vantagem indevida de outras fontes.

Às 10h acontecerá uma coletiva, na superintendência regional da Polícia Federal, para detalhamento da operação.



Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.