Ufersa e AMA-GOA assinam parceria para otimizar pescado na reserva Ponta do Tubarão

maio 25, 2016

A Ufersa assinou com a organização não governamental AMA-GOA, um termo de cooperação técnica de apoio à execução do projeto ‘Bacias atratoras para promoção da pesca pelágica artesanal na reserva Ponta do Tubarão’, no município de Macau. Outros municípios da reserva de desenvolvimento sustentável estadual Ponta do Tubarão, como Guamaré, Porto do Mangue e Galinhos, também serão contemplados com o projeto.  

A iniciativa visa o lançamento de dois dispositivos com tecnologias para atrair cardumes de peixes que vivem sob uma coluna d’água oceânica, os categorizados peixes pelágicos. A ideia é atrair o pescado, diminuindo a quantidade de tempo dos pescadores à procura dos cardumes. A estimativa é que mais de mil mil pessoas vivam diretamente do pescado em Macau.

O acordo prevê uma contrapartida da organização não governamental para a Ufersa de quase R$ 176 mil, destinados à execução e monitoramento do projeto de pesquisa e também atividades de extensão.

A assinatura do termo aconteceu nesta terça-feira (24), no gabinete da reitoria, com a presença do reitor José de Arimatea de Matos.

O próximo passo da parceria será a capacitação dos pescadores para o manejo do dispositivo. Em seguida será mapeada a localização mais apropriada para o lançamento e, por fim, assim que for autorizado pela Marinha, o dispositivo será lançado ao mar.

A parceria envolve as instituições IFRN, Idema, Ibama, Fundação Guimarães Duque e Marinha do Brasil.


Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.