Fiscalização do canal do Pataxó foi tema de reunião

fevereiro 05, 2016

A necessidade de fiscalização do canal do Pataxó foi tema discutido em reunião realizada no Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (Caop-Meio Ambiente), no Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

Participaram da discussão representantes do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), da secretaria estadual de Recursos Hídricos (Semarh), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Cipam), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e, por meio de videoconferência, a promotoria de justiça de Ipanguaçu. 

O objetivo do encontro é impedir possíveis captações de água no trecho proibido do canal e estabelecer a fiscalização, em cumprimento à portaria do Igarn, para coibir esse comportamento – publicada no Diário Oficial do Estado no dia 8 de janeiro deste ano.

O Igarn suspendeu todos os usos de recursos hídricos no trecho entre a adução das águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o canal do Pataxó e o ponto da captação da Caern para o abastecimento da adutora Sertão Central Cabugi. A exceção fica para o uso da água destinado ao consumo humano e à dessedentação animal, até que o canal do Pataxó volte a operar com a vazão outorgada pela Agência Nacional de Água (ANA), que é 1,05 m3/s.


Parceiro anunciante

0 Comentários

Os comentários postados representam a opinião do leitor e não necessariamente do RSJ. Toda responsabilidade do comentário é do autor do mesmo. Sugerimos colocar nome no comentário para que o mesmo seja liberado. Ofensas não serão permitidas.